22/02/2010
PRECIOSA, O FILME; CAROLINA DE JESUS, A INSPIRAÇÃO E O CARTÃO PRESENTE
Mais de uma vez recebo indicação para assistir ao filme de Lee Daniels, Preciosa, baseado na obra Push, da poeta e artista performática Sapphire. Só o fato da escritora ter se baseado na obra( e vida!) da escritora Carolina de Jesus, dentre outras, para criar o seu trabalho literário, já aumenta o interesse.
"Eu dava um curso baseado em diários de mulheres, Virginia Woolf, Sylvia Plath, Frida Kahlo, Carolina Maria de Jesus. Os das brancas eram introspectivos. O dela falava de classe, raça, luta por comida para os filhos", diz Sapphire, em alusão à obra mais conhecida da brasileira, "Quarto de Despejo". em entrevista a Fabio Victor, repórter da Folha de SP. "Fico impressionada porque os brasileiros dizem que nunca ouviram falar de Carolina de Jesus ou de seu livro. Nos EUA você compra facilmente."
Todavia, quem gosta de cinema, e assistiria ao filme de qualquer jeito, parece chover no molhado. Mas não é. Hoje recebi outra indicação, e desta vez de um amigo, o escritor Sidnei de Paula Oliveira, leia o que ele mandou:
“Sei do risco e responsabilidade que é indicar um filme, contudo, mesmo assim, ouso sugerir a todos(as) que assistam ao filme “Preciosa”, que entrou em cartaz semana passada. Dirigido por Lee Daniels, é para quem tem nervos...e estômago fortes!!!!
Alerto: O filme é vigoroso, cruel, cru, sujo (em certo sentido), mesquinho, bruto, visceral e revelador dos sentimentos e interesses mais nefastos do ser humano! Uma amiga, num passado recente disse uma frase que, de certa forma, sintetiza o filme: “todo ser humano é capaz de todo amor, mas também de todo horror”.
Entretanto, como apontado nas matérias de divulgação, o ingrediente principal do filme é a esperança. Espero que assistam (até o fim!) e que renovem a esperança na humanidade.
Beijos Afropaulistanos para as moças e abraços para os rapazes!
Sidney”
Pois bem! Fiquei sem alternativa, sem fuga. E mesmo assim digo NÃO. Simplesmente não. Só vou assistir ao filme depois de ler o livro. Comprei semana passada em uma livraria. Na verdade utilizei um cartão presente, que desde o natal me fez ir várias vezes na livraria, até escolher a PRECIOSA e os melhores poemas de Mario Quintana.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
ENQUANTO O TAMBOR NÃO CHAMA VIAJANDO!
ENQUANTO O TAMBOR NÃO CHAMA VIAJANDO! Minha grata surpresa foi a tradução de alguns poemas para o espanhol por Demian Paredes, da Argen...
-
( trecho final da reportagem de Oswaldo Faustino e foto Eraldo Platz - Raça Brasil) "Para ela, a poesia é como construtora da cidadania...
-
"do blog de Ana Paula Fanon" “Kalunga, além de aglutinar versos de comprometimento com a causa negra, é dotado de uma santa ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário