20/08/2010

JEFERSON DE - BRÓDER


Comentei no blog do Jeferson De, diretor do premiado Bróder:

Cara,

Parabéns pelo Bróder, que é o começo de longas, grandes investimentos, muito sucesso, e espero ansiosamente para assisti-lo.
Li a sua entrevista no site Afropress, e, assim como acontece na literatura negra, percebo como é difícil conjugar a linha de trabalho, sem concessões, com definição de público. Distribuição, então, outros quinhentos... Aí eu lembrei de dois momentos onde o livro leva ao filme e vice-versa. Primeiro quando assisti a estréia do “Faça a Coisa Certa” de Spike Lee, no cine Belas Artes. Ele não bombava como agora, saí da Vila Guilherme para esquina da Paulista. Dava pra contar os negros que estavam na fila. Final de filme, platéia lotada aplaudindo de pé, foi a primeira vez que vi isso. Louco e estranhamente sensacional. The End(?). Não, era só o começo. Foi um grande filme onde me iniciei na filmografia do diretor e pela história de Malcolm X, que vim a completar lendo o livro homônimo de Alex Haley, discutindo com amigos, assistindo o filme de Spike Lee...
E a segunda, que outro dia fui sabatinado sobre o seu nome na capa de um livro que meu filho estava folheando. Era da série "Coleção Aplauso - Dogma Feijoada". Disse que ele era o nosso Spike Lee, e que está perpetuando a nossa história...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENQUANTO O TAMBOR NÃO CHAMA VIAJANDO!

     ENQUANTO O TAMBOR NÃO CHAMA VIAJANDO! Minha grata surpresa foi a tradução de alguns poemas para o espanhol por Demian Paredes, da Argen...